CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso sedia etapa prática de treinamento estadual em emergência sanitária avícola

26/06/2026 16:46:26

Atualizado em 26/06/2026 16:54:41

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sediou, no Campus Quinta do Paraíso, a etapa prática do Treinamento em Emergência Sanitária Avícola com Ênfase em Uma Só Saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA/RJ). A capacitação foi realizada entre os dias 22 e 26 de junho e reuniu profissionais do serviço veterinário oficial e de órgãos parceiros envolvidos na prevenção e resposta rápida à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). 

No dia 24 de junho, os participantes realizaram atividades práticas de coleta de amostras em galinhas e codornas, procedimentos utilizados na vigilância ativa e passiva da doença. A programação também incluiu conteúdos sobre epidemiologia, biosseguridade, diagnóstico diferencial, manejo de emergências sanitárias, estudos de caso e simulações para fortalecer a atuação integrada entre os órgãos de fiscalização e saúde pública. 

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Rio de Janeiro, Dra. Valquíria Côrtes, destacou a importância da capacitação prática realizada no Unifeso. "Hoje nós estamos finalizando a primeira etapa prática do nosso treinamento em emergência sanitária avícola com ênfase em Uma Só Saúde. Os colegas do serviço veterinário oficial e de outros órgãos parceiros estão treinando a coleta de amostras em galinhas e codornas, procedimentos que fazem parte da nossa rotina tanto para vigilância ativa quanto para vigilância passiva. Essa educação continuada é importantíssima", notou. 

A professora do curso de Medicina Veterinária do Unifeso, Maria Eduarda Monteiro Silva, ressaltou que a parceria fortalece o ensino e amplia as oportunidades para estudantes e profissionais da área. "Sempre participo deste evento porque ele reúne diversas áreas, da saúde humana à saúde animal. O curso de Medicina Veterinária da Unifeso apoia essa iniciativa em uma parceria muito importante. Além de fortalecer a disciplina de Sanidade Avícola, estamos ampliando essa aproximação por meio de um programa extensionista e projetando a participação dos nossos alunos", adiantou. 

Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços.
Ao acessar nosso site, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nosso Portal de Privacidade e veja o nosso Termo e Condições de Uso do Site e a nossa Política de Privacidade.