CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso celebra o Dia do Terapeuta Ocupacional com palestra internacional

30/10/2025 20:18:31

Em celebração ao Dia do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro, o curso de graduação em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou uma programação que incluiu uma roda de conversa entre profissionais da área, professores e estudantes. O destaque do evento foi a palestra da professora Dra. Adriana Queiroz, que também é terapeuta ocupacional e atualmente leciona na University of Kansas Medical Center, nos Estados Unidos (EUA).

Durante a palestra, que teve como tema “O lazer como direito e prática de cuidado: interfaces com a Terapia Ocupacional”, a convidada compartilhou com os estudantes a sua trajetória no serviço público de saúde mental brasileira. Antes de se mudar para os EUA, ela atuou como terapeuta ocupacional em serviços de Atenção Psicossocial em Minas Gerais (MG).

Foi fazendo um recorte desse período que Adriana destacou como o lazer era considerado um elemento fundamental na análise e no acompanhamento dos usuários dos serviços assistenciais. “O lazer, nesse caso, tornou-se não apenas uma atividade que constitui o cotidiano desse usuário, mas um potente instrumento de cuidado e fortalecimento de práticas de redução de danos”, destacou a professora.
Na fala aos presentes, um dos pontos altos foi o relato da experiência dela com um dos usuários do Programa De Volta Para Casa (PVC), uma iniciativa do Governo Federal criada pela Lei nº 10.708/2003, que prevê o auxílio financeiro para pessoas egressas de longas internações psiquiátricas.

Segundo Adriana, ao receber o benefício, esse usuário, acompanhado por ela como técnica de referência, passou a gerir melhor seus recursos financeiros com o objetivo de realizar uma atividade de pesca, prática que ele identificava como lazer e que, de acordo com ele, havia sido negligenciada ao longo de sua vida.
Com o devido acompanhamento, a participação nessa atividade fez com que o usuário reduzisse também o consumo de álcool e outras substâncias, priorizando o investimento em sua própria qualidade de vida.

Sobre a palestrante

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adriana Queiroz possui especialização em Intervenções Psicossociais no Contexto das Políticas Públicas, mestrado em Estudos Interdisciplinares do Lazer, também pela UFMG, e pós-doutorado em Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional pela Universidad de Chile (UCHILE). Antes de sua atuação internacional, ela também foi docente em diversas instituições brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A presença de Adriana no Unifeso proporcionou um importante momento de troca de saberes, reafirmando o compromisso da Terapia Ocupacional com as práticas de cuidado integradas nas necessidades e potências dos sujeitos. O evento também reforçou o papel do lazer como um direito e como ferramenta essencial nas intervenções ocupacionais”, complementou a coordenadora do curso, professora Danielle Aprígio.

Por: Raphael Branco

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços.
Ao acessar nosso site, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nosso Portal de Privacidade e veja o nosso Termo e Condições de Uso do Site e a nossa Política de Privacidade.