CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso inaugura Sala de Amamentação e reforça compromisso com saúde, acolhimento e maternidade

07/05/2025 17:15:28

Atualizado em 07/05/2025 17:17:00

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) deu mais um passo em direção ao cuidado integral com a comunidade acadêmica ao inaugurar, no dia 5 de maio, a Sala de Amamentação, localizada no prédio Afif Georges Farah, no Campus Sede (Alto). O evento de inauguração foi marcado por uma roda de conversa com o tema “Experiências exitosas na amamentação”, abordando o incentivo ao aleitamento materno, a promoção de redes de apoio e o acesso a informações confiáveis.

O novo espaço conta com dois ambientes. Um deles, confortável e silencioso, é destinado à amamentação. O outro é equipado com poltrona, pia, armários, mesa e geladeira, possibilitando que as lactantes realizem a ordenha e armazenem o leite de forma adequada. A iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde materno-infantil e no apoio às mulheres em sua jornada como mães e profissionais ou estudantes.

A cerimônia de inauguração foi aberta pela professora Mariana Beatriz Arcuri, Diretora Acadêmica de Ciências da Saúde do Unifeso, que destacou o papel transformador de projetos como esse. “Se todos nós formos ativadores de processo de mudança, conseguimos realidades tão bonitas quanto essa aqui”, afirmou.

Entre as participantes da roda de conversa, esteve a pediatra Dra. Conceição Monteiro Salomão, referência no Estado do Rio de Janeiro na promoção do aleitamento materno. Fundadora do Centro Materno Infantil Municipal (CMI) e com vasta trajetória na área, a médica emocionou o público ao compartilhar sua vivência e a importância de políticas de apoio à maternidade. “Essa sala é exatamente para isso: oferecer apoio. No Rio de Janeiro, já temos 70 salas de apoio em empresas e universidades. Por que nas universidades? Porque é lá que começa tudo. É lá que se forma o olhar para a saúde. Não há cientista que consiga reproduzir o leite de uma mãe. Ele é único, feito para o seu filho”, ponderou.

A professora Renata Mendes Barbosa, do Unifeso, também esteve à frente do projeto. Ela contou que a ideia da sala nasceu a partir de uma provocação da própria Dra. Conceição. “Abraçamos a proposta e submetemos o projeto ao Ministério da Saúde para o credenciamento como instituição amiga da amamentação. Agora, além do espaço físico, vamos oferecer oficinas, capacitações e apoio às mães que estudam ou trabalham aqui”, contou Renata.

Para muitas funcionárias, a inauguração da sala é sinônimo de acolhimento e dignidade. A técnica de laboratório Natalia Becker, mãe do pequeno Henrique, de cinco meses, expressou sua felicidade. “É muito importante, porque muitas mulheres, como eu, precisam voltar ao trabalho. O Unifeso está proporcionando essa rede de apoio. O leite materno é vida, e esse espaço faz toda a diferença”, notou.

A docente Isabela da Costa Monnerat, grávida de 22 semanas de sua segunda filha, reforçou o significado do gesto institucional. “O leite materno é amor em forma de gota. E esse espaço representa acolhimento. Promove saúde, maternagem e afeto”, declarou a gestante.

A iniciativa também conta com a participação de estudantes, professores e integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e práticas de cuidado.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.