05/05/2025 18:16:11
O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), recebeu na última terça-feira, 29 de abril, a artista chilena Javiera Asenjo Muñoz, que levou ao Ateliê de Tecelagem técnicas ancestrais do seu país de origem.
Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a artista trabalha com uma linha de pesquisa chamada “As tecelagens pré-columbinas”, nome também de seu livro que aborda as diversas características desta forma de arte que combina ancestralidade dos povos latino-americanos.
“Como uma instituição de cunho universitário, nós sempre convidamos pesquisadores para nos trazer novas ideias acerca do objeto estudado no ateliê. Com a vinda da Javiera, foi possível colorir nossos trabalhos com técnicas que nos trazem uma reflexão sobre a memória, a cultura e a identidade do modo de vida dos povos originários”, comentou a professora do ateliê, Silviane Lopes.
Chamada de “gazas”, a técnica de tecelagem levada pela artesã chilena é considerada milenar e muito utilizada por grupos étnicos do Chile, como os mapuche. Durante o curso, a artista explicou que, de modo geral, os têxteis latino americanos não são muito difundidos ainda no Brasil.
“Todo esse trabalho é feito a partir do plantio e fiação do algodão, e há todo um processo na construção do fio que remonta toda uma história dos povos originários”, revelada Javiera Asenjo Muñoz.
O ateliê do CCFPA realiza trabalhos e encontros há 25 anos na instituição.
Por: Raphael Branco