CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Por que Teresópolis se tornou o destino de estudantes e familiares que deixam a capital?

05/05/2025 16:54:28

Atualizado em 06/05/2025 12:51:00

Enquanto grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro enfrentam desafios crescentes ligados à violência, ao custo de vida e à mobilidade urbana, cidades da Região Serrana têm ganhado destaque como alternativas mais seguras e acolhedoras para estudantes e suas famílias. Teresópolis é um desses destinos que vêm se consolidando, especialmente entre jovens que buscam cursar o Ensino Superior em um ambiente de tranquilidade e qualidade de vida.

O município, localizado a cerca de 90 quilômetros da capital fluminense, tem sido cada vez mais procurado por estudantes que optam por uma vida mais equilibrada e pela possibilidade de uma formação de excelência. Prova disso é o crescente interesse pelo curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso): só do ano passado até hoje já vieram dezenas de candidatos oriundos da capital que prestaram vestibular na busca de uma vaga na instituição.

A estudante Giulia Cajueiro, atualmente no oitavo período de Medicina, é um exemplo dessa migração. Natural do Rio de Janeiro, ela se mudou com a família para Teresópolis ainda antes de ingressar no Unifeso. A decisão, motivada principalmente pelo desejo de escapar da violência da capital, transformou positivamente a rotina da jovem e de seus pais.

“Mais ou menos em 2015, meus pais começaram a perceber o quanto a violência do Rio atrapalhava nossa vida. A gente se privava de sair, evitava certos horários e lugares. Morávamos na Zona Norte, que é ainda mais perigosa, e enfrentamos situações de assalto. Minha mãe, inclusive, parou de dirigir por medo”, relata Giulia.

Na mesma época, a família paterna de Giulia já vivia em Teresópolis e incentivava a mudança. “Eles falavam da tranquilidade, da qualidade das escolas, da cidade. E meus pais, que estavam prestes a se aposentar, viram nisso uma oportunidade de recomeço”, conta a estudante. Hoje, cursando Medicina no Unifeso, Giulia desfruta de uma qualidade de vida que jamais poderia imaginar antes na capital. O percurso para a Sede da faculdade ela faz caminhando e, quando tem atividades no hospital de ensino, a bike elétrica é a sua opção favorita para atravessar o centro da cidade e não se estressar com trânsito. “Viemos morar numa casa à beira de rua, o que no Rio seria impensável. Aqui, minha mãe voltou a dirigir, fiz amizades, e todos nos adaptamos muito bem”, comemora Giulia.



Vestibular com Inscrições Abertas

Além da segurança, o clima agradável e o contato com a natureza da cidade de Teresópolis, o Unifeso se destaca também pelo ensino de qualidade: grandes diferenciais que ficam no radar dos vestibulandos e pesam na hora de escolher onde irão estudar.

E o momento de escolher o Unifeso é agora! As inscrições para o Vestibular de Medicina estão abertas e com duas possibilidades de ingresso: Enem e Prova Presencial.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.