CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Lançamento de O Pimpim Mágico reúne arte e reflexão sobre inclusão no Centro Cultural Feso Pro Arte

22/11/2024 17:06:25

Neste sábado, 23 de novembro, o Centro Cultural Feso Pro Arte será palco de um evento especial para o lançamento do livro "O Pimpim Mágico", da escritora teresopolitana Patrícia Abreu. O evento acontecerá das 16h às 18h, no Espaço Ama Leitura, e promete encantar não apenas os pequenos leitores, mas também provocar reflexões sobre inclusão e a diversidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Patrícia Abreu, que além de escritora é psicopedagoga e estudante de Psicologia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), tem se dedicado a transformar suas experiências pessoais como mãe atípica em uma poderosa ferramenta de educação e empatia. A série "Aventuras Sensoriais do Pimpim Mágico", da qual o livro faz parte, é uma das mais significativas manifestações dessa jornada. Cada obra da série traz uma cor distinta, relacionada ao quebra-cabeça, um símbolo amplamente reconhecido do TEA, com o intuito de ilustrar a complexidade e a singularidade de cada criança no espectro autista.

No lançamento, Patrícia irá compartilhar sua história e o universo do livro com os participantes, promovendo uma contação de história que promete emocionar e ensinar ao mesmo tempo. A proposta do livro não é romantizar o autismo, mas sim proporcionar informações valiosas sobre o tema e, acima de tudo, destacar que, por trás das dificuldades, cada criança autista é única e possui uma magia própria.

Além da contação de história, o evento contará com uma oficina de artes, onde as crianças poderão explorar sua criatividade e aprender mais sobre a diversidade e a importância da inclusão. O objetivo é oferecer, de forma lúdica e acessível, uma experiência que estimule a reflexão sobre a importância de um ambiente escolar e social inclusivo, que vai além da integração. Patrícia, em seu trabalho, destaca que a inclusão exige mudanças profundas, que vão desde adaptações nas infraestruturas físicas das escolas até transformações nas atitudes de educadores e da sociedade.

O evento é gratuito e aberto ao público.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.