19/11/2024 17:56:37
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participou, no dia 10 de outubro, do Fórum das Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ). O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Ensino do CAU/RJ, contando com a apresentação de trabalhos, palestras e debates da área de Arquitetura e Urbanismo. O Unifeso esteve representado, com a participação da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, o Escritório Modelo de ArqUrb (EMAU- Terê) e egressos. O grupo foi composto pela professora e coordenadora do curso, Letícia Thurmann Prudente, egressa Taiana Gallo e os alunos: Nara Ellize Martins, Vitória Pimentel e Vinícius da Rosa Oliveira.
O evento que aconteceu no Rio de Janeiro, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/ RJ), convite do CAU/RJ. Uma das atividades foi a exposição de Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) de cursos de ArqUrb do estado do RJ, indicados por cada curso, na qual o Unifeso escolheu o TFG produzido pela egressa Taiana Gallo, da primeira turma de formandos de 2023. Com o tema “(Trans)borda: a interface entre o CRIAAD Teresópolis e a comunidade da Portelinha”, o trabalho buscou o desenvolvimento de um projeto de arquitetura para o Centro de Semiliberdade para Adolescentes em Conflito com a Lei, por meio de uma metodologia fluída, baseada na escuta dos agentes e experimentos do espaço e seu entorno.
“A participação dos estudantes do curso foi fundamental para abrir os horizontes sobre as práticas de ensino e de extensão e, sobretudo, para a integração com outras instituições de ensino do Estado”, afirmou a professora Letícia Thurmann Prudente.
Programação do evento
Com uma programação que se estendeu durante todo o dia, o Fórum contou pela manhã com a exposição dos TFGs e com o Encontro de Escritórios e Modelos de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). A instituição esteve presente com apresentação das atividades desenvolvidas pelo EMAU-Terê, responsável pelo projeto ArqHorta na Unidade Básica de Saúde da Beira Linha, em 2023, e também na Creche Capette, em 2024.
À tarde, houve debate com a Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ e a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA), seguida por uma mesa redonda com três temas: Aplicação de BIM na formação profissional; Importância do estágio na formação profissional; e Novas tecnologias e técnicas vernaculares.
Por: Raphael Branco