A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) deste ano de 2024 da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) reforçou a segurança e o bem-estar no ambiente de trabalho. Realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, a programação incluiu uma série de atividades educativas, dinâmicas e palestras voltadas à conscientização dos colaboradores sobre temas essenciais para a melhoria da qualidade de vida e segurança no cotidiano profissional.
O evento foi realizado simultaneamente em diferentes unidades da Feso, como os campus Antonio Paulo Capanema de Souza e Quinta do Paraíso, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o Centro Médico do HCTCO e o Centro Cultural Feso Pro Arte. Para garantir a participação de toda a comunidade Feso, algumas das palestras foram transmitidas ao vivo, proporcionando acesso a todos, independentemente do local de trabalho.
Durante essa semana, tiveram inúmeras atividades como quiz de segurança, reconhecimentos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ações de saúde, dinâmicas e excelentes palestras, abordando assuntos relevantes e de impacto no dia a dia de todos. O tema Segurança Psicológica no Trabalho explorou a importância de criar um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para expressar suas ideias, opiniões e preocupações, sem medo de retaliações. Já a Instrução para Combate a Princípio de Incêndio proporcionou orientações para que todos soubessem como agir de maneira eficiente e segura diante de uma emergência.
O Assédio no Ambiente de Trabalho também foi tratado destacando a conscientização e a importância de criar um ambiente de respeito e abordando formas de prevenir, combater e, caso ocorra, denunciar o assédio. A palestra sobre Comunicação Não Violenta teve como palestrante Fillipe Ponciano Ferreira, diretor Jurídico na Feso, que discutiu como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de conflitos e para fortalecer os relacionamentos interpessoais dentro da instituição.
“Conversar sobre os problemas que permeiam os ambientes de trabalho e inviabilizam espaços laborais saudáveis é essencial. A Feso faz parte dessa (des)construção, uma vez que está comprometida com a valorização de uma cultura institucional que promove a ética e a integridade. Como consequência, a Sipat inspira diálogos fundamentados no respeito em todos os ambientes corporativos, capacitando todos os colaboradores para ações e comportamentos livres de qualquer assédio, seja moral ou sexual”, frisou o palestrante.
O Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foi colocado em pauta, enfatizando a importância de seu uso correto para garantir a segurança física de todos no ambiente de trabalho. Por fim, foram abordados os Índices e Prevenção de Acidentes de Trabalho, apresentando dados importantes sobre acidentes e orientações sobre como todos podem contribuir para a prevenção.
“A Sipat 2024 foi um grande sucesso, e agradecemos a participação de todos. Continuamos comprometidos com a promoção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e acolhedor. Que as lições aprendidas durante essa semana sejam aplicadas no nosso cotidiano, para que possamos trabalhar cada vez mais de forma responsável e consciente”, contou a gerente de Recursos Humanos, Elaine Combat.
Por Giovana Campos