CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Pedagogia recebe aprovação da CAPES para programa de bolsas para iniciação à docência na Educação Básica

05/11/2024 17:08:41

O curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu, junto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovação para um programa de bolsas que busca inserir os estudantes no meio escolar com objetivo de promover a iniciação à docência.

Esta aprovação trata-se do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A seleção em âmbito nacional foi feita pela própria CAPES, onde o Unifeso concorreu com outras instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Cabe à instituição de Ensino Superior desenvolver os projetos educacionais de iniciação à docência e realizar as seleções internas dos bolsistas que participarão do projeto pela CAPES.

No Unifeso, o programa foi escrito e enviado para análise da CAPES pela professora Renata Lia, coordenadora institucional do PIBID. “Como nossa instituição possui convênio firmado com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, nosso projeto inclui desenvolver momentos de oficinas, palestras e diversas outras atividades para o compartilhamento de informação e também de aspectos relacionados a inclusão para alunos, professores e familiares”, disse.

Com duração de dois anos, as atividades começam em março de 2025. Segundo a professora Renata Lia, em breve serão divulgados os editais para seleção dos alunos bolsistas.



Sobre o PIBID

O Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Professores do Ministério da Educação e busca fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da Educação Básica.

Através da contribuição entre docentes e estudantes de Pedagogia, o PIBID promove a inserção no cotidiano das escolas públicas de Educação Básica para os discentes de licenciatura.

“Nossos futuros estudantes terão a oportunidade de experenciar o espaço escolar de forma diferenciada. É um diferencial para a formação qualificada e orientada a partir de interações do ato de ensinar com empatia, paciência e dedicação”, comentou a coordenadora do curso de Pedagogia, Bianca Jussara Borges.



Por: Raphael Branco

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.