31/10/2024 17:08:22
O curso de Direito da instituição trouxe na programação do IX Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) diversos temas, apresentando atividades voltadas para a capacitação dos estudantes. Segundo o coordenador do curso, professor Lucas Baffi, foram implementadas metodologias diversificadas, incluindo atividades inovadoras como o “labirinto jurídico”, promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). “Buscamos oferecer uma formação prática e teórica que enriqueça a experiência dos alunos”, afirmou Baffi.
Entre os destaques do evento está o minicurso ministrado por Carlo Basílico, juiz da primeira vara cível de Teresópolis, que ocorreu no dia 24. Basílico apresentou um aprofundamento sobre tutelas provisórias no processo civil, com foco na nova estrutura promovida pelo Código de Processo Civil de 2015. O objetivo do minicurso foi capacitar estudantes e profissionais do Direito para a aplicação dessas tutelas, que são fundamentais na proteção de direitos antes da decisão final do processo.
Durante sua apresentação, o juiz ressaltou as diferenças entre o sistema anterior, baseado no Código de Processo Civil de 1973, e as novas diretrizes. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas na aplicação das normas do antigo código e destacou a clareza e a eficiência que o novo código trouxe para o entendimento e a aplicação das tutelas provisórias.
Por Giovana Campos