CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Formada pelo Unifeso, a dentista Manoella Boulhosa se dedica à Saúde Pública de Teresópolis

31/10/2024 16:57:47

Foi com 17 anos de idade que Manoella Boulhosa começou a graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Hoje, ao olhar para trás, a dentista que trabalha na Saúde Pública de Teresópolis se orgulha do caminho que traçou ao longo de nove anos de profissão.

Nascida e criada na cidade, Manoella cresceu em uma família dedicada ao Ensino Público, sendo a mãe também professora do município. Desta forma, optar por uma profissão na área da Saúde não parecia a mais promissora. Porém, ela mantinha fortes valores sociais e já pensava em atrelar isso na vida profissional. “Vim de uma família da qual a maioria é da área da Educação, então entrar para a Saúde foi uma experiência nova para todos! Nunca escondi o fato de apostar verdadeiramente nas políticas públicas”, comentou.

Com dedicação aos estudos, em 2011 ela começou a graduação em Odontologia pelo Unifeso através de uma bolsa integral pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Essa nova etapa foi marcada por desafios como estudante e também pessoais, como a perda de familiares próximos, motivo que quase a afastou do curso.

Durante os anos de graduação, Manoella participou das muitas atividades práticas promovidas ainda hoje pelo curso de Odontologia do Unifeso, tais como: atendimento de pacientes na Clínica Escola; acolhimento e anamnese; participação no IETC (Integração Ensino-Trabalho-Cidadania) em escolas, asilos, e outros locais fora da universidade.

Foi em uma dessas atividades práticas que seu interesse em conciliar os conhecimentos com a Saúde Pública despertou. Ela foi participante bolsista do projeto Pet-Saúde, que colocava os alunos de diversos cursos em unidade de saúde do município para acompanhar o atendimento multiprofissional ao usuário da rede. “Ali foi meu primeiro contato com uma unidade de saúde, trabalhando junto a uma equipe de Medicina, Fisioterapia, Biologia e Farmácia”, relembrou.

A turma de Manoella se formou em julho de 2015.



Rumo profissional

Assim que se formou em Odontologia pelo Unifeso, a dentista se mudou para Guapimirim, onde teve a primeira oportunidade de trabalho na área. Trabalhou por dois anos com outros três dentistas em uma clínica particular.

Com o aprendizado diário que obteve na clínica junto aos colegas mais experientes, Manoella recebeu uma proposta de trabalho e se mudou para a capital do Ceará, Fortaleza. Na cidade nordestina, onde morou por 18 meses, atuou em uma clínica popular e decidiu fazer uma pós-graduação em Endodontia com ênfase em cirurgia parendodontica.

Após esse período, decidiu voltar para Teresópolis. Com a especialização, começou a trabalhar como endodontista em clínicas particulares da cidade e Região. Mesmo com os compromissos e vida profissional estabilizada, continuou a investir nos estudos. Não demorou muito para se atualizar em cirurgia e cursar uma nova pós-graduação, dessa vez vislumbrando o antigo sonho de faculdade: Saúde Pública.



Dedicação à Saúde Pública

Agora já com anos de experiência na área da Odontologia e entendendo mais o papel de um dentista na sociedade, Manoella viu a oportunidade de trabalhar e tomou uma decisão que para muitos seria difícil: largar as clínicas particulares e prestar concurso público.

Depois de algumas tentativas, passou em um processo seletivo no ano de 2022 para trabalhar como dentista da família na Unidade Básica da Saúde (UBS) do Meudon. Ela mesmo conta que foi uma opção feliz deixar as clínicas particulares para uma jornada de 40h semanais em prol da Saúde Pública de sua cidade natal.

Atualmente, a dentista Manoella Boulhosa é responsável pela macroárea do Meudon, que atende também outros quatro bairros da região. Na UBS ela ainda atua em muitas frentes: atendimentos programáticos; urgências e emergências; atendimento odontológico para gestantes; visitas domiciliares; grupo de idosos; hipertensos e diabético; além de combate ao tabagismo.

A importância da educação na vida dela é devolvida em duas frentes. Em trabalhos junto ao Programa Saúde na Escola (PSE), que leva serviços odontológicos básicos às escolas municipais de Teresópolis; e à própria Unifeso, uma vez que ela recebe todas as segundas-feiras alunos dos primeiros períodos que estão aprendendo através do IETC, onde há mais dez anos ela também esteve.

Hoje, ao olhar para trás, a dentista formada pelo curso de Odontologia do Unifeso se orgulha do caminho que traçou. “Acredito que a escolha pela Saúde Pública mudou minha rotina e me mostrou a importância de atuar nessa direção”, enfatiza.



Por: Raphael Branco

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.