19/11/2024 17:44:40
Na quarta-feira, 16 de outubro, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu uma menção honrosa para uma professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A solenidade aconteceu no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
A Moção de Reconhecimento e Louvor foi conferida à professora Winnie Bruna de Souza, junto com mais 31 arquitetos negros pela atuação e trabalhos na cidade do Rio de Janeiro, que contribuíram de alguma forma com a construção de novos imaginários para a população negra e em favor de cidades mais justas e igualitárias.
“Eu tive o prazer e a honra de ser homenageada e receber essa moção inesperada juntamente a outros profissionais da área cujo trabalho na área projetural, de planejamento, de paisagismo, de políticas públicas, de ensino e pesquisa, de representação em órgãos públicos e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo têm sido pouco reconhecidos e raramente valorizados em uma classe profissional em que ainda somos minoria”, comentou a professora Winnie Bruna de Souza.
A entrega da moção aconteceu pelas mãos da arquiteta urbanista, vereadora e ex-Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula. Todo o evento foi realizado após o Concurso Internacional do Centro Cultural Rio-África, um marco inovador das políticas afirmativas e reparatórias no campo da Arquitetura e do Urbanismo.
Por: Raphael Branco